GLAUCO DINIZ DUARTE Geração Distribuída poderá ser responsável por 10% da matriz energética brasileira até 2030
Um estudo desenvolvido pela Bloomberg New Energy Finance no último mês mostra que a produção de energia elétrica a partir da energia solar fotovoltaica está em um crescimento expressivo e que até 2040 este tipo de produção deve se tornar 32% da matriz energética no mundo.
No Brasil, uma pesquisa realizada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) adianta que a produção de energia solar será responsável por 10% de toda a produção até 2030. Esse avanço faz com que cada vez mais o país se aproxime de países com investimentos em energia renovável, chegando a ser o 30º no ranking geral das nações com maior potência instalada em energia solar fotovoltaica.
O crescimento expressivo está movimentando as empresas que trabalham no setor. Cada vez mais tecnologias estão sendo desenvolvidas e colocadas no mercado para utilização. Atualmente a matriz energética brasileira possui 166,6 GW de capacidade instalada somando todas as fontes de geração, o que faz com mais investimentos na área se destaquem e ganhem força no Brasil.
Diante deste crescimento e do cenário atual da produção de energia através da Geração Distribuída com fontes renováveis é que o primeiro Fórum GD – Região Sudeste acontecerá em fevereiro de 2019. Confirmado para os dias 20 e 21, o Fórum acontecerá em Belo Horizonte, em Minas Gerais e irá receber especialistas para debater o setor e quais suas perspectivas para os próximos anos. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site no evento na internet www.forumgdsudeste.com.br.