Glauco Diniz Duarte – Como financiar construção de imóvel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o financiamento da Caixa: Terreno + Construção é bem simples de entender e bem vantajoso também. Ele permite financiar o terreno junto com a construção da casa diretamente com a Caixa. Assim as taxas de juros são menores e o parcelamento pode ser em até 35 anos.
Mas como funciona? É bem simples: A Caixa faz o pagamento à vista do terreno à construtora, que já é liberado para construção do imóvel. Você ficará com uma dívida só, diretamente com a Caixa e sua casa será entregue em até 8 meses. Muito bom, não é mesmo?
Ou seja, é uma solução rápida para a construtora que tem interesse em entregar a casa logo para receber o valor total e é uma ótima oportunidade para você, se ainda não tiver o dinheiro em mãos, pela facilidade do financiamento da Caixa.
Veja só quantas vantagens você vai encontrar:
Possibilidade de fazer uso do seu FGTS;
Taxas de juros reduzidas (a partir de 5% ao ano) no financiamento do terreno e da construção (caso opte pelo financiamento da construção, apenas, perde-se a taxa reduzida), lembrando que é muito raro encontrar uma empresa que financie o valor do terreno;
A soma do valor pago do terreno para a construtora contabiliza como parte da entrada no financiamento;
Quitação do financiamento em até 35 anos;
Famílias cuja renda mensal seja de até R$ 3.600 possuem descontos especiais;
Pessoas com emprego fixo (mínimo de 120 dias na empresa) e autônomos (desde que apresente comprovantes de renda informal) podem solicitar o financiamento da Caixa;
Dependendo da renda e do valor do imóvel, há como solicitar o auxílio de programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida (que possui taxas de juros ainda menores).
Vale lembrar que esse tipo de financiamento da Caixa também permite escolher entre as tabelas PRICE ou SAC.
Tabela PRICE possui uma prestação inicial menor que vai sendo reajustada mensalmente, mas é liberado um valor maior de financiamento;
Tabela SAC possui prestações decrescentes. Ou seja: a cada mês as prestações serão menores.
Com isso, é possível se aproximar do sonho da casa própria, que tal? Mas, antes, convidamos você a simular esse financiamento da Caixa no próprio site do banco e poder se planejar melhor!
Condições para adquirir o financiamento da Caixa
Como vimos, optar pela modalidade de financiamento da Caixa: Terreno + Construção pode ser uma grande oportunidade para conseguir a casa própria.
Vale, no entanto, conferir se você possui todas as condições necessárias para solicitar o financiamento e se possui toda a documentação exigida. Confira:
As prestações não podem ser maiores do que 30% da sua renda familiar mensal bruta;
Não ter recebido desconto do FGTS para usar em outro tipo de financiamento habitacional;
Não pode possuir o nome em cadastros de devedores, como o SERASA;
Não pode constar outro financiamento ativo nas condições para o Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
O imóvel deve ser utilizado para uso próprio de moradia.
Documentação exigida ao solicitar o financiamento da Caixa:
Documento oficial de identificação;
Comprovante de renda;
Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal (exclusivo para uso do FGTS);
Carteira de Trabalho ou Extrato de FGTS (exclusivo para uso do FGTS).
Dessa maneira, você não será pego de surpresa por algum imprevisto ao solicitar essa modalidade de financiamento.
Por que fazer o financiamento da Caixa: Terreno + Construção
Como vimos, ao longo deste texto, esse tipo de financiamento pode ser uma grande oportunidade adquirir o seu terreno e a casa própria, negociando ótimas taxas de juros.
Além disso, o prazo máximo para a quitação das prestações garante que você consiga se planejar no seu tempo, sem acumular dívidas adicionais.