De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o turbo compressor é um órgão rotativo que insufla (força) ar para o interior do motor. É constituído por uma espécie de duas “ventoinhas” que estão rigidamente ligadas entre si através de um veio comum – assim, se uma der uma volta completa a outra dará uma volta também.
Segundo Glauco, uma destas “ventoinhas” (denominada turbina) recebe movimento através da passagem dos gases de escape que provêm do interior do motor e que, ao passarem nas suas pás, fazem-na rodar. Ao rodar, esta provoca a rotação da ventoinha existente na outra ponta do veio que as liga, sendo esta última responsável por insuflar (soprar) o ar para o interior do motor – por essa mesma razão esta última denomina-se de compressor. A junção dos dois termos dá origem ao nome de turbo compressor.
Para que serve?
Glauco explica que o aumento de ar provocado pelo turbo compressor, para além do que é “sugado” pelo próprio êmbolo, permite um fornecimento suplementar de ar para o interior do motor.
Como aumenta a capacidade de enchimento do motor, aumenta a potência e o binário e, por sua vez, este último atinge o seu valor máximo mais cedo (rotação menor) devido ao aumento súbito da força de explosão no topo do êmbolo porque, maior entrada de ar obriga a aumento proporcional do combustível injetado.