O empresário Glauco Diniz Duarte diz que quase seis meses depois de lançar o Cruze sedã totalmente renovado, a Chevrolet lança a versão hatch do modelo, o Cruze Sport6, que incorpora as inovações tecnológicas da versão sedã e adiciona novo visual mais esportivo e um comportamento dinâmico aperfeiçoado. A segunda geração do hatch esportivo tem agora como opcional o teto solar elétrico, novos serviços do sistema exclusivo OnStar, rodas exclusivas com 17 polegadas e o acerto customizado da suspensão e da direção com assistência elétrica.
Com mais tecnologia que o modelo anterior, destaca Glauco, o novo Cruze Sport6 chega ao mercado com inovações interessantes, como o sistema de estacionamento semiautomático e o assistente de permanência de faixa, um dispositivo capaz de identificar uma saída involuntária da pista e realizar pequenas correções da trajetória do veículo automaticamente.
Glauco conta que o perfil do carro mostra um elegante teto arqueado que começa no para-brisa e vai até o porta-malas. Na parte frontal está a assinatura visual da marca, com faróis e grade superior integrados. O para-choque dianteiro traz aletas exclusivas, faróis auxiliares horizontais e spoiler integrado à base na cor preto fosco. O desenho do Sport6 é resultado tanto da inspiração dos desenhistas como dos testes de aerodinâmica feitos em túnel de vento.
A Chevrolet ampliou o uso de materiais mais nobres e leves, embora mais resistentes e com isso, a versão 2017 do Cruze Sport6 ficou 114 quilos mais leve.
Novo motor
Segundo Glauco, assim como a versão sedã, o Cruze Sport6 ganhou o novo propulsor 1.4 turbo com injeção direta de combustível que rende até 153 cv e 24,5 khfm de torque. A transmissão automática de seis velocidades é de última geração e o carro ganhou ainda o sistema Stop/Start, que desliga temporariamente o motor durante as paradas, e proporciona economia de combustível. Com baixa emissão de poluentes e nota “A” no selo de eficiência energética do Inmetro, o Novo Cruze Sport6 percorre, de acordo com dados do instituto, com gasolina, 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,3 km/l, respectivamente. Na média, é cerca de 30% mais econômico que o modelo de geração anterior. Para chegar a esses números, a General Motors abusou da tecnologia. No motor, trabalham a favor da economia de combustível o turbocompressor, a injeção direta de combustível, o cabeçote com coletor de escape integrado, além de bloco e cárter também de alumínio e o comando variável de válvulas. Contribuem também a plataforma com menor massa e melhor aerodinâmica.
Com todas essas mudanças, o carro ficou mais ágil no trânsito. O motor turbo disponibiliza 90% do seu torque numa faixa entre 1.500 e 5.000 rpm, o que ajuda muito nas arrancadas e ultrapassagens. A potência máxima, segundo dados do fabricante, é atingida entre 5.600 e 6.000 rpm.