GLAUCO DINIZ DUARTE – Hidrelétrica Ituango, na Colômbia, perto de encher
Na primeira semana de julho se iniciará o preenchimento da represa da Hidroelétrica de Ituango (Hidroituango), sobre o rio Cauca, na Colômbia. A parede principal da represa do projeto tem 225 metros de altura e 550 metros de comprimento. O volume máximo da represa será de aproximadamente 2,7 bilhões de metros cúbicos, e o volume útil será de 970 milhões de metros cúbicos. O caudal do rio Cauca é de 1 mil metros cúbicos por segundo.
Segundo dados técnicos divulgados à imprensa colombiana, “serão bloqueados os dois túneis localizados na margem direita do rio Cauca, e depois serão fechados com concretagem uma vez que a represa esteja em operação.
Além da própria represa, o projeto Hidroituango compreende também as obras de desvio do rio Cauca, dois túneis, um vertedouro para evacuação de cheias que é controlado por cinco comportas, e um terceiro para descarga imediata, a fim de controlar o preenchimento da represa e garantir a descarga para baixo, cujo caudal mínimo exigido pelas autoridades ambientais tem de ser 21 metros cúbicos por segundo.
Este será o ponto de partida para o processo de entrada em operação do complexo hidroelétrico, em dezembro. Em setembro, será entregue a primeira linha de transmissão de 500 kV e para o final do ano a primeira turbina de geração de 300 MW vai ser ligada.