Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, as crescentes exigências de redução de consumo de combustível, menor emissão de poluentes e funcionamento mais silencioso e uniforme nos motores do ciclo diesel não poderiam continuar a ser atendidas com o sistema de injeção mecânica.
Glauco explica que com o advento do sistema eletrônico todas essas propostas puderam ser atendidas, e a grande estrela dessa proeza se chama Common Rail.
Muito se fala sobre o sistema Common Rail e os seus benefícios nos motores diesel. Na verdade trata-se de uma técnica que foi desenvolvida para tornar os propulsores diesel mais modernos, mais eficientes e muito mais agradáveis de dirigir.
Glauco explica que trata-se de um sistema de injeção direta, diferente dos convencionais indiretos que mantém o combustível em uma bomba. No CommonRail, o óleo se mantém em depósito, que nada mais é do que um duto único. A partir dele saem ramificações para cada um dos injetores. O principal benefício dessa tecnologia diz respeito à pressão de trabalho, que pouco se altera em função da rotação e da carga (aceleração) do motor.
O sistema também permite efetuar múltiplas injeções em um ciclo de trabalho, melhorando consumo de combustível e reduzindo ruídos e vibrações, contra somente duas nos dispositivos mais antigos.
Parece simples, mas é a grande vedete do momento em se tratando de diesel.