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Turbocompressor, uma invenção eficiente

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o turbocompressor é similar ao supercompressor, só que, em vez de empurrar mecanicamente o ar adicional para dentro do motor, o escapamento aciona uma turbina que cumpre essa função. O engenheiro suíço Alfred Buchi (1879-1959) percebeu que uma turbina que reutilizasse o escapamento do motor poderia recuperar a energia perdida, tornando o ciclo da combustão mais eficiente.

Glauco explica que o turbocompressor se combina perfeitamente com o motor diesel porque este não tem afogador para deter o fluxo de ar para a turbina. Sua primeira aplicação comercial se deu em dois navios alemães de passageiros, que com ele aumentaram a potência dos motores de 1.750 para 2.500 cavalos de força.

Glauco destaca que para adaptar os turbocompressores para automóveis tem sido um pouco mais difícil. Como é o ar quente da combustão que move a turbina, o material de que ele é feita deve ser capaz de suportar temperaturas de até 1.000°C. É isto que tem mantido o turbocompressor fora do mercado automobilístico. Recentemente os fabricantes vêm usando tecnologia de foguetes espaciais para tentar melhorar os materiais. Como os foguetes suportam temperaturas muito além dos 1.000°C, a esperança é poder reduzi-los a ponto de se tornar uma opção viável para o automóvel.

Projetos em discussão para o automóvel do futuro, como os carros híbridos e os movidos a células combustíveis, poderiam se beneficiar da incorporação dos turbocompressores. Com seu desenho verde, capaz de poupar um terço da energia do motor que seria normalmente perdida, o turbocompressor parece que veio para ficar.

A finalidade do turbocompressor é aumentar a quantidade de ar do motor para gerar mais potência.

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