Sempre ouvimos que os motores com turbo compressores são mais potentes, que os carros turbinados correm mais e que um carro “normal” pode virar um foguete com essa simples peça mágica.
Mas como funciona um turbo?
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, é importante entender duas coisas: o turbo trabalha usando os gases do sistema de escape e trabalha com ar quente e frio.
Segundo Glauco, quando aceleramos o motor, ocorre a combustão da mistura ar/combustível dentro dos cilindros. Isso gera gases que vão para o escapamento , que irão empurrar a turbina do lado esquerdo que por sua vez faz girar a turbina do lado oposto, que puxa ar ambiente e envia para o intercooler , que manda ar comprimido resfriado para o motor.
Glauco explica que em um motor aspirado o ar é puxado para dentro do cilindro de maneira “natural”, o motor “puxa” o ar. No turbo o ar é empurrado e comprimido para dentro do cilindro. Este ar empurrado é previamente resfriado pelo intercooler, porque o ar frio queima muito melhor que o quente devido a muito mais oxigênio e massa.